O acidente do trabalho e os prejuízos financeiros para a empresa no âmbito previdenciário

A cada 49 segundos ocorre um acidente do trabalho no Brasil

Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 3 horas e 40 minutos o Brasil registra uma morte por acidente do trabalho e a cada 49 segundos uma lesão ou doença oriundo da atividade laboral. Esses números impactam o Instituto Nacional de Previdência Social – INSS, na concessão de benefícios previdenciários a esses segurados; os trabalhadores, que perdem suas vidas ou se veem obrigados a se afastar de suas atividades; e as empresas, que pagam mais por isso.

 

A empresa deve cumprir as regras vigentes de saúde e segurança do trabalho, primeiro para preservar o seu empregado/colaborador dos riscos da atividade, e segundo para evitar grandes prejuízos financeiros. Isso porque quanto maior o número de acidentes do trabalho registrados na empresa pelo INSS, mais ela irá pagar de FAP – Fator Acidentário de Prevenção.

 

Todas as empresas, salvo as optantes pelo sistema de tributação simplificada, são obrigadas a pagar, do total da sua folha de pagamento, a depender da sua atividade econômica, o SAT- Seguro de Acidente do Trabalho –  ao INSS. Sobre essa contribuição compulsória incide também o FAP – Fator Acidentário de Prevenção. As alíquotas do FAP serão reduzidas ou majoradas a depender do comportamento anual da empresa com relação à prevenção de acidentes.

De acordo com especialistas e os resultados atuais de pesquisas, o Brasil precisa avançar muito no quesito segurança dos locais de trabalho, a preocupação com a linha de produção continua sendo a prioridade. Porém, o que muitos empresários não se atentam, talvez por falta de esclarecimentos, é que investir em segurança não só é lucro, como necessário. Desta forma, buscar profissionais especialistas que prestem consultoria e realizam a gestão efetiva dentro da empresa para a redução das alíquotas SAT/FAP, é, sem dúvida, um grande investimento.

Azevedo Advocacia tem profissionais capacitados para prestar a sua empresa esse serviço. Entre em contato e saiba mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *