A Reforma da Previdência e o impacto nas empresas

Muito se tem discutido sobre as consequências da Reforma da Previdência em relação aos direitos dos segurados, porém pouco se tem ventilado sobre os impactos que as empresas terão com tais mudanças.

Segundo aponta as pesquisas, o maior custo de uma empresa é com a folha de salário, o segundo maior é com assistência médica de seus colaboradores. Com o aumento da idade mínima para a aposentadoria, conforme prevê a nova Previdência, esses gastos terão um aumento significativo.

Estima-se que os planos de saúde corporativos ficaram 17% mais caros, em média, este ano, elevação quatro vezes superior à inflação, segundo o Relatório Tendências Globais dos Custos de Saúde 2019. Outro reflexo imediato da Reforma da Previdência será o aumento da procura pela aposentadoria complementar, tendo em vista o endurecimento das regras estabelecidas pela nova Previdência do Regime Geral.

Diante de tais mudanças, as empresas deverão avaliar novos custos e estar preparadas para estruturar esse novo ambiente de trabalho, mais diversificado e com gerações mais maduras.

As empresas que empregam funcionários que se enquadram na aposentadoria especial terão um desafio ainda maior, tendo em vista que a Nova Previdência, que aguarda votação no  Senado Federal, estabelece idade mínima como requisito para alcançar esta aposentadoria. Esses profissionais exercem atividades de risco à saúde (químicos, físicos e biológicos) ou à integridade física, por isso, até então, tinham tratamento legal diferenciado dos demais segurados com o objetivo de preservar-lhes a saúde e a vida. Caso não haja mudança nesse ponto da emenda constitucional, as empresas terão que investir ainda mais na saúde desse trabalhador para evitar o aumento de acidentes e doenças do trabalho.

Nesse cenário que se apresenta, resta claro a importância do empresário em buscar conhecer as possibilidades jurídicas para redução dos custos com as  contribuições previdenciárias de sua empresa.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *